sábado, 10 de setembro de 2011

Bebê Beija flor

Olá pessoas...finalmente o blogger saiu da greve e estou conseguindo postar!!
Novidades!!!
Sabem o que resgatei na segunda passada (29/08)?? Um filhote de beija flor.
E estou aqui pra dizer um pouco sobre esse meu filhinho temporário e dar algumas informações, pois eles são muito frágeis.


O beija flor é uma ave da família Trochilidae. É originário das Américas, podendo ocorrer até mesmo no Alasca, mas sua maior incidência é na América do sul, principalmente no Brasil. Em algumas regiões também é chamado de cuitelinho.
São chamados de beija flor por visitar cerca de 2000 flores por dia para manter sua dieta energética com base no néctar das flores. Dentre o reino animal é uma dois maiores polinizadores, ficando somente atrás dos insetos.
Em relação ao seu tamanho é o animal mais rápido e de metabolismo mais eficiente do planeta. Suas asas batem em média de 70 a 80 vezes por segundo!!! SIM, SEGUNDO!!!
E por ser um animalzinho tão elétrico precisa de cuidados especiais. E aí vão algumas dicas pra você aplicar caso um lindo beija flor tenha que ser cuidade por você:

- Se ele for filhote, sempre procure o ninho no local onde o encontrou, antes mesmo de tocá-lo, pois o nosso cheiro é muito forte, e às vezes a mãe os rejeita depois por conta disso.
- Deixe a natureza seguir seu curso...se você notar que há outro beija flor adulto por perto, ou um ninho, não o pegue...porque a mãe de um jeito ou de outro vai ajudá-lo.
- Se tiver que pegá-lo mesmo, lembre-se que a dieta dele deve ser bem rica em glicose, então o mais indicado é oferecer em uma seringa uma solução de água+ mel +Alcon (comida de beija flor a venda em pet shops). Não use açúcar, pois ele é muito industrializado e não faz bem. Eles comem de meia em meia hora mais ou menos.
- Se não tiver como comprar a comida de beija flor de imediato, dê uma solução de água com mel, na proporção de 4 partes de água pra 1 de mel. Use sempre água filtrada ou fervida, pois são frágeis. E não use a mesma solução por mais de 2 dias, pois fermenta.
- Algumas espécies comem insetos, então deixe-o ao ar livre para ver se ele consegue pegá-los, eles só comem os que pegam rsrs. Só se limpam no sol, portanto fique no sol com eles para que limpem suas penas. Não pode ser sol forte hein!!
- Durante a noite ele hiberna...sua temperatura fica mais ou menos na temperatura do ambiente e seus batimentos cardíacos caem para mais ou menos 30 por minuto. Por isso não se preocupe se ele estiver em transe..ele está dormindo. Não o acorde de forma brusca...seu corpo precisa de em média 20 minutos pra voltar ao seu metabolismo acelerado do dia.
- E o mais importante: deixe-o ir embora quando ele puder. Ele não é seu, é da natureza!!!

Qualquer coisa me mandem as dúvidas ou é só pesquisar na internet...há muitos sites bons para dar algumas informações.


"Versão" adulta do bebê beija flor.

5 comentários:

  1. Preciso de ajuda, estou com um bb aqui em casa, a mae morreu, e os outros não aceitam ele :(

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo ele ja é capaz de se alimentar sozinho?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia , minha filha resgatou um beija flor na calçada de casa, após uma noite de chuva frio, se tremia todo.levamos ao PET, ele e um bebê e está trocando as penas, isso já tem mais de 11 dias, hoje ela está linda, come bem, mas não acho que ela tem a mesma agilidade de outros beija flor...
    Estou morrendo de medo de soltar ela e ela não sobrevir...
    Ela não fica presa em gaiola, está solta dentro de casa...

    ResponderExcluir